Estacionamento gratuito no Aeroporto de Lisboa?
- Airpark
- 2 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 horas

“Kiss and Fly“
O "Kiss & Fly" do Aeroporto de Lisboa foi introduzido em 2015 como uma solução para o estacionamento caótico e paragens indevidas nas zonas de Partidas e Chegadas. Localizado em frente ao Terminal 1 (Partidas), este parque de curta duração permite, teoricamente, a tomada e largada rápida de passageiros, sendo que a paragem de viaturas privadas nas vias principais junto aos terminais ficou proibida (excetuando táxis e TVDEs autorizados em locais designados).
A intenção era organizar o fluxo. No entanto, a experiência de muitos utilizadores revela um cenário frequentemente complicado.
A polémica

O conceito assenta em 10 minutos de utilização gratuita. Um período que, à primeira vista, parece razoável para uma despedida ou receção rápida. Contudo, a realidade operacional desta zona levanta várias questões:
Congestionamento Elevado (TVDEs e Filas): Uma das maiores queixas é o congestionamento frequente dentro do próprio Kiss & Fly, muitas vezes causado pelo elevado número de veículos TVDE (como Uber, Bolt, etc.) a operar na zona. Isto cria filas significativas tanto para entrar como, principalmente, para sair e efetuar o pagamento nas máquinas automáticas. Resultado? Os 10 minutos gratuitos esgotam-se rapidamente enquanto se está parado na fila, obrigando ao pagamento mesmo numa utilização mínima. O que era para ser rápido e gratuito torna-se moroso e dispendioso.
Preços Elevados Após 10 Minutos: Excedido o período gratuito, a tarifa é acionada e escala rapidamente. Embora já não se atinjam os valores exorbitantes que geraram polémica inicialmente (que podiam ultrapassar os 500€ por 24h), graças a um teto máximo diário imposto por regulamentação (atualmente cerca de 100€), o custo por minuto continua a ser muito elevado. Os primeiros 5 minutos extra custam aproximadamente 1€, e cada bloco de 5 minutos adicionais acresce cerca de 2€. Meia hora no parque pode facilmente custar 7€, e uma hora aproxima-se dos 19€.
Taxa de Reentrada: Outro ponto a considerar é que, frequentemente, após a segunda utilização (mesmo dentro dos 10 minutos gratuitos), uma nova entrada num período de 24 horas implica pagamento imediato (por exemplo, 2€ logo ao entrar). Isto penaliza quem precise de reaceder rapidamente à zona.
Soluções
Se os 10 minutos do Kiss & Fly não são suficientes, ou se a perspetiva das filas e dos custos elevados não lhe agrada, existem alternativas:
Parques P1 (Partidas) e P2 (Chegadas): Para quem precisa de permanecer um pouco mais no aeroporto (acompanhar alguém ao check-in, esperar por um passageiro nas chegadas), os parques P1 e P2 da ANA oferecem estacionamento coberto com tarifas horárias significativamente inferiores às tarifas por minuto do Kiss & Fly (na ordem dos 3,75€-4€ por hora - confirme sempre as tarifas atuais).
Airpark Valet Parking: A Solução Premium Sem Complicações: Se vai viajar e precisa de estacionar o seu veículo por vários dias, a opção mais cómoda, segura e eficiente é o serviço Valet Parking da Airpark Lisboa.
Como Funciona? Conduz diretamente para a zona exterior do Kiss & Fly (Partidas T1). Um motorista Airpark, devidamente uniformizado e identificado, estará à sua espera à hora previamente agendada. A entrega da viatura é feita de forma rápida e profissional. O motorista levará o seu carro para o parque Airpark seguro, e o cliente segue diretamente para o check-in, sem se preocupar com filas, tempos ou pagamentos no Kiss & Fly.
Vantagens: Utiliza a localização conveniente do Kiss & Fly para a entrega e recolha, mas elimina todo o stress e os custos associados à sua utilização direta. Garante pontualidade, conforto e a segurança de um serviço premium, permitindo que comece e termine a sua viagem da forma mais tranquila possível.
Como chegar ao Kiss and Fly
Pois bem, o aeroporto pode ser um pouco confuso para quem não conhece por isso deixamos aqui o que nos parece ser a melhor maneira de lá chegar sem se perder.

Vindo da segunda circular (ambas as direções) é importante tomar a saída que diz aeroporto partidas (tomando a saída aeroporto chegadas é um pouco mais confuso lá chegar), chegando à rotunda do relógio seguimos as placas a dizer aeroporto até encontrarmos uma rotunda mais pequena. O parque de estacionamento Kiss and Fly é mesmo em frente (apenas tomar cuidado para não seguir pelo bus).
Conclusão:
O Kiss & Fly pode ser útil para uma largada ou tomada de passageiros extremamente rápida (menos de 10 minutos e sem filas). No entanto, devido ao congestionamento frequente (especialmente com TVDEs) e aos custos elevados por minuto, rapidamente se torna uma opção stressante e cara. Para quem precisa de mais tempo ou, principalmente, para quem vai viajar e deixar o carro, o serviço Valet da Airpark oferece uma alternativa premium, cómoda e sem surpresas desagradáveis, garantindo uma experiência de aeroporto mais tranquila e eficiente.
Comments